De acordo com o Olhar Digital, cerca de 30% dos óbitos que acontecem no Brasil são causados por infartos. Mas você sabia que existe um exame pouco conhecido que pode ajudar a prever – e, consequentemente, prevenir – esse problema?
Uma matéria do The New York Times explica que um teste de cálcio nas artérias coronárias* pode oferecer uma estimativa bem mais precisa do risco de infarto. Esse exame chamado Escore de Cálcio Coronariano (EC) é feito através de uma tomografia computadorizada do coração.
*As artérias coronárias são responsáveis por levar sangue rico em oxigênio para o músculo cardíaco (ou seja, o coração), garantindo que ele funcione corretamente.
Segundo o Imeb, a presença de cálcio nessas artérias indica que elas estão acumulando gordura, o que, futuramente, pode causar a obstrução desses canais e aumentar o risco de doenças cardíacas, incluindo-se aí o infarto. O blog do Imeb explica que a vantagem desse exame é que ele oferece uma avaliação mais profunda e detalhada, possibilitando a detecção de sinais de alerta que outros exames mais comuns não apontam.
Pelo menos por enquanto, este exame não é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Esse exame é recomendado para quais pacientes?
O Escore de Cálcio Coronariano (EC) é indicado para pacientes com risco intermediário de desenvolver problemas de coração, normalmente de idades um pouco mais avançadas:
- Homens, acima de 45 anos de idade, ou mulheres, acima de 55 anos de idade;
- Hipertensão, colesterol alto (dislipidêmicos) ou diabetes;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Além disso, vale destacar que o exame é recomendado para pacientes que nunca tiveram um infarto e que não apresentaram sintomas de problemas cardíacos.