Quando você imagina profissões que podem ser dominadas por robôs em um futuro (não tão) distante, você provavelmente não imaginou guia turístico, não é mesmo? Mas é exatamente essa é a proposta da criação da Inteligência Artificial Mar.IA.
A prefeitura de Ilhabela, em São Paulo, sofre com a debandada de turistas durante o inverno. Para tentar reverter esse quadro, a prefeitura decidiu lançar um chatbot que funciona como um “guia turístico digital”, nas palavras do Olhar Digital. O robô guia compartilha roteiros de passeio com você, como sugestões de passeios, trilhas e atividades culturais, bares, inclusive, de opções com mais acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
De acordo com o Olhar Digital, é a primeira vez que um destino turístico no Brasil aposta em uma IA do tipo, algo que já mais comum em outros países. O lançamento é parte de uma parceria entre a cidade de Ilhabela e órgãos federais, lembrando que o município faz parte do programa Turismo Futuro Brasil, com apoio do Sebrae Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Como acessar o “robô guia” de turismo de Ilhabela?
Segundo a prefeitura, a MarIA já está disponível em várias plataformas, como o aplicativo oficial da prefeitura da cidade paulista. No site oficial de turismo de Ilhabela, você encontra um link que vai te mandar para uma conversa no WhatsApp com a MarIA, a “robô caiçara”
A ideia de usar o termo “caiçara” partiu dos criadores da inovação, que explicaram que o objetivo foi colocar um pouco da identidade local no chat de inteligência artificial, que tem uma linguagem mais informal e acolhedora.