Alguns dos analgésicos mais comuns estão se tornando difíceis de encontrar em farmácias de Ottawa e em todo o Canadá.
De acordo com o Ministério da Saúde do Canadá, há uma escassez temporária de acetaminofeno com codeína, incluindo os medicamentos Lenoltec nº 1, nº 3, nº 4 e Emtec-30.
Também há falta de acetaminofeno com oxicodona, como Oxycocet, Apo-Oxycodone/Acet e Rivacocet, além dos conhecidos Percocet (oxicodona e acetaminofeno) e Tylenol 3 (codeína e acetaminofeno).
Um farmacêutico e proprietário de uma farmácia local relatou que a escassez tem impactado diretamente seus pacientes. Entre eles, um paciente com câncer que depende de um fornecimento mensal de oxicodona e Tylenol teve a dispensação adiada até que o médico indique uma alternativa.
Outra paciente com herpes zoster, que havia sido prescrita com Tylenol 3, também teve a receita recusada até que o médico sugerisse um substituto para o controle da dor.
Justificativas para a escassez
O Ministério da Saúde atribui a falta desses medicamentos a interrupções na fabricação combinadas ao aumento da demanda. Para lidar com a situação, está em colaboração com fabricantes, distribuidores, províncias e territórios, com o objetivo de monitorar o cenário e buscar alternativas para ampliar o acesso.
Nos últimos tempos, muitos pacientes que tentam adquirir esses medicamentos têm encontrado apenas quantidades limitadas para curto prazo. A Associação de Farmácias de Bairro do Canadá informou que os farmacêuticos estão restringindo as prescrições a um fornecimento máximo de 30 dias.
A organização ressaltou que esse tipo de escassez ocorre com frequência envolvendo diversos medicamentos e destacou que a ampliação das competências dos farmacêuticos poderia reduzir a necessidade de consultas médicas ou hospitalares para ajustes nas prescrições.