Criado em 1998, o Google já faz parte do cotidiano da maioria das pessoas e a frase “dar um Google” já virou até sinônimo de pesquisar alguma informação. Mas, antes do Google, nós tínhamos o Cadê?, uma criação brasileira.
Em setembro de 1995, foi lançado o primeiro buscador brasileiro, o Cadê?, inspirado no Yahoo!, um marco na popularização da internet aqui no nosso país. De acordo com a Exame, o buscador foi criado por dois estudantes de engenharia elétrica, Fábio de Oliveira e Gustavo Viberti, tendo surgido como uma página que catalogava sites de forma manual.
Para a época, o buscador era bastante inovador, oferecendo recursos como busca de vídeos, imagens, notícias e um serviço de e-mail.

O que aconteceu com o “Google brasileiro”?
No final dos anos 90, o Cadê! era um dos buscadores de internet mais usados no Brasil, mas a criação do Google em 1998 dificultou a vida da concorrência. A invenção brasileira chegou ao “fim” em 2002, quando o buscador foi comprado pelo Yahoo!, que queria expandir sua presença aqui no país. Se você procurar pelo endereço cade.com.br, você vai ser direcionado lá para o Yahoo!.
Com a aquisição, o Yahoo se tornou o terceiro maior portal da internet brasileira na época – atrás do UOL e do iG. Não se sabe quanto foi a compra na época, mas, de acordo com a Exame, especula-se que a negociação tenha girado em torno de US$ 30 milhões.
O Cadê? pode ter desaparecido das nossas vidas, mas deixou um legado de inovação e é um dos marcos da internet por aqui no Brasil.