A jornalista Eliane Cantanhêde, de 73 anos, anunciou sua saída da Globo após 15 anos de atuação como comentarista do canal GloboNews. A decisão foi motivada pelo desejo de reduzir a carga de trabalho, segundo a própria profissional em entrevista à Folha de S. Paulo.
“Tem hora pra tudo. É difícil decidir parar, mas eu vinha amadurecendo a ideia. Voltei inclusive para a psicóloga e acabou sendo numa boa. Trabalhar das 8 da manhã até 10 da noite, apanhar de todo lado na internet… cansei. Tinha que abrir mão de um dos quatro empregos e abri”, afirmou Cantanhêde.

Eliane integrou o time de comentaristas do programa Em Pauta desde 2010, além de participar da Central GloboNewsàs quintas-feiras. Sua saída, confirmada pela Globo, faz parte de um processo de renovação no canal, que também inclui os jornalistas Daniela Lima e Mauro Paulino.
Em comunicado, a emissora agradeceu a contribuição da comentarista:
“Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo”.
Carreira consolidada
Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Eliane iniciou sua carreira no jornalismo impresso, com passagens por Veja, Estadão, Gazeta Mercantil e Folha de S. Paulo. Na televisão, começou relativamente tarde, quando colegas já se aproximavam da aposentadoria, mas manteve-se por mais de uma década no ar.
Além da Globo, Cantanhêde segue com colunas no Estadão e participações nas rádios Eldorado FM e Rádio Jornal, de Recife.