Atenção, contratados PJ! Chegou aquela época do ano de fazer a sua declaração MEI prestando contas dos seus ganhos do último ano para a Receita Federal. Mas calma: o prazo para enviar a sua declaração referente aos ganhos de 2024 vai até o dia 31 de maio de 2025. Se ocorrerem atrasos, você pode receber uma multa, mas o processo de emitir a declaração é gratuito e pode ser feito rapidamente pelo site oficial do governo (o gov.br).
Vale destacar que, além da multa, se você não entregar a declaração, você corre o risco de perder o seu MEI e de ter problemas com outros órgãos governamentais. Você deve fazer a declaração mesmo se a sua empresa não tiver faturado nada no último ano.
Lembrando que o limite do faturamento anual do MEI em 2024 é de R$ 81 mil. Se a sua receita no último ano tiver ultrapassado esse valor, você precisa procurar um contador para mudar para outra categoria – sujeita a outras tributações.
“Encerrei meu MEI em 2024. Ainda preciso declarar?” Resposta rápida: sim.
Passo a passo: como fazer a sua declaração MEI
É bem fácil fazer sua declaração MEI 2025. Primeiro, você acessa o Portal do Empreendedor (dentro do site do governo). Lá, você acessa o serviço rápido “enviar declaração”.

Depois, você precisa informar o seu CNPJ e clicar em “continuar”. Selecione o ano de 2024 (referente à declaração de 2025), informe o faturamento bruto que você obteve nos últimos 12 meses – para relembrar, vale consultar as DAS que você emitiu ao longo do ano. Indique se você teve ou não empregados durante o período, confirme os dados e clique em transmitir.
Lembrando que: o MEI pode ter apenas um funcionário contratado em regime CLT.
