Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Saque de R$ 2.800,00 será liberado no Caixa Tem a partir de 25/08

Por Pedro Silvini
15/08/2025
Em Geral
0
Sede da Caixa

(Reprodução/Leonardo Sá/Agência Senado)

A Caixa Econômica Federal inicia no próximo dia 25 de agosto uma nova rodada de pagamentos do Fundo PIS/Pasep. O valor médio estimado é de R$ 2.800 por beneficiário, podendo variar de acordo com o saldo individual. O saque é voltado para trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988, além de herdeiros ou beneficiários legais dessas pessoas.

Segundo o banco, cerca de 10,5 milhões de brasileiros podem ter direito à retirada. O recurso não está ligado ao abono salarial anual, mas sim a cotas de um fundo que permaneceu inativo por décadas e que agora está sendo liberado.

Quem pode sacar

Tem direito ao saque quem trabalhou formalmente no período de 1971 a 1988 e teve registro no PIS (iniciativa privada) ou no Pasep (servidores públicos, militares e empregados de estatais). Em caso de falecimento do titular, os herdeiros podem solicitar a quantia apresentando documentação que comprove o vínculo.

A consulta ao saldo pode ser feita no aplicativo Caixa Tem, no Portal Gov.br ou diretamente nas agências da Caixa. Para acesso online, é necessário ter conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Calendário e pagamento

Os saques seguem calendário mensal, com pagamentos sempre no dia 25 ou na data útil seguinte. Para pedidos realizados até 31 de julho, o crédito será liberado em 25 de agosto. Quem solicitar até 31 de agosto receberá em 25 de setembro, e assim por diante, até janeiro de 2026.

O pagamento é feito automaticamente na conta da Caixa, ou em conta poupança social digital movimentada pelo Caixa Tem. Caso não seja possível abrir a conta digital, o saque pode ser realizado com Cartão do Cidadão e senha, em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou terminais de autoatendimento.

Prazo final

O benefício poderá ser retirado até janeiro de 2026. Após esse período, será necessário aguardar nova convocação do Ministério do Trabalho e Previdência. A Caixa reforça que não há taxa para o saque e que o processo pode ser feito inteiramente de forma digital, sem necessidade de ir até uma agência, exceto para casos de herdeiros que precisam apresentar documentação física.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
fruta

Fruta bastante controvérsia é eleita a mais saudável de todas

Confira!

Imagem de Csaba Nagy por Pixabay

Astrônomos pedem para que nos preparemos para o que está por vir em 04/12

01/12/2025
Violência Nordeste

Cuidado: esses são os bairros mais violentos para transitar em São Paulo

01/12/2025
chuva de meteoro

Chuva de meteoros Pupidas-Velidas vai iluminar o céu no dia 07/12; veja detalhes

01/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix