Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Se você guarda o pão no saquinho pode estar o estragando sem saber

Por Pedro Silvini
21/08/2025
Em Geral
0
Pão

(Reprodução/IStock)

Poucos alimentos são tão presentes na mesa do brasileiro quanto o pão francês. Crocante por fora e macio por dentro, ele é protagonista do café da manhã e do lanche da tarde. Mas manter o frescor desse alimento fora da padaria continua sendo um desafio: basta algumas horas para que o pão perca a textura ou até comece a embolorar.

O hábito mais comum de conservação costuma ser deixá-lo em um saco plástico sobre a bancada ou guardá-lo na geladeira. Mas, segundo especialistas, essas práticas podem ter o efeito contrário.

Na geladeira, o processo de retrogradação do amido faz com que o pão fique “borrachudo” e sem sabor. Já no saco plástico fechado em temperatura ambiente, o risco é de acelerar o surgimento de mofo por conta da umidade retida.

“Pode parecer contraintuitivo, mas colocar o pão na geladeira fará com que ele estrague mais rápido do que se for mantido em temperatura ambiente”, afirma o padeiro Maurizio Leo, fundador do The Perfect Loaf.

O jeito certo de armazenar

De acordo com os especialistas, a melhor alternativa é o freezer. O pão pode ser congelado em sacos plásticos próprios para congelamento, com o máximo de ar retirado. Assim, ele se mantém fresco por até sete dias sem perder suas características originais.

Outra alternativa é recorrer a embalagens como o Bee’s Wrap, feito com cera de abelha. O material permite que o pão respire sem ressecar demais, mantendo-o livre do mofo por mais tempo. Sacos de papel e até toalhas de cozinha também são boas opções para quem pretende consumir o alimento em poucos dias.

Como consumir depois

Para recuperar a crocância do pão congelado, basta retirá-lo do freezer minutos antes do consumo, umedecer levemente a casca e aquecer no forno ou air fryer por cerca de cinco minutos. O resultado é um pão quentinho e crocante, como se tivesse saído da padaria.

O método simples ajuda a evitar desperdício, mantém o sabor original e ainda pode representar economia no fim do mês, já que prolonga a durabilidade do alimento sem comprometer a qualidade.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Aeroporto Salvador

Saiba como viajar de avião pagando apenas R$ 22

Confira!

big brother brasil

Ex-BBB perde 23kg e surge irreconhecível em nova foto

26/10/2025
Foto ilustrativa: Towfiqu Barbhuiya/Pexels

Vencedor do Big Brother gasta todo o prêmio, volta para a casa dos pais e hoje trabalha como vendedor

26/10/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Anote na agenda: trabalhadores CLT recebem Pix extra em 30/11 e 20/12

26/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix