O técnico Carlo Ancelotti anunciou mudanças na lista da seleção brasileira para os últimos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Cortados por lesão, Joelinton (Newcastle) e Alex Sandro (Flamengo) estão fora das partidas contra Chile e Bolívia. Para o lugar do volante inglês, o treinador convocou Jean Lucas, do Bahia. Já a vaga do lateral não terá substituto, já que o grupo conta com Caio Henrique e Douglas Santos para a posição.
Aos 26 anos, Jean Lucas vive a melhor fase da carreira. No Bahia desde 2024, soma 102 jogos, com 15 gols e sete assistências. A convocação é histórica: o último jogador do clube a atuar pela seleção principal foi Luís Henrique, em 1991, em amistoso contra a Iugoslávia.
“É o reconhecimento de um trabalho sólido no Bahia e uma oportunidade de mostrar qualidade no cenário internacional”, destacou a CBF em comunicado.
Detalhes dos cortes
Alex Sandro deixou a lista após sentir problema muscular na goleada do Flamengo por 8 a 0 sobre o Vitória, pelo Brasileirão. Já Joelinton se lesionou no confronto entre Newcastle e Liverpool, pela Premier League, no último fim de semana.
Com isso, o setor defensivo não terá reposição, mas o meio-campo ganha fôlego com Jean Lucas, que se junta a nomes como Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá.
Próximos desafios
A Seleção se apresenta no dia 1º de setembro, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). O primeiro duelo será contra o Chile, em 4 de setembro, às 21h30, no Maracanã. Depois, o Brasil enfrenta a Bolívia, em 9 de setembro, às 20h30, no Estádio Municipal de El Alto.
Ancelotti soma, até aqui, dois jogos no comando: empate sem gols com o Equador e vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai.




