Na próxima quarta-feira (3), às 11h57 (pelo horário de Brasília), um asteroide vai passar relativamente perto da Terra. E você pode conferir a aproximação dele através de uma transmissão ao vivo pela internet. O asteroide tem o tamanho de um prédio de 12 andares, ou, como destaca o Olhar Digital, de um avião Boeing 737.
A rocha, que conta com diâmetro estimado entre 17 e 38 metros, está viajando a 45 mil km/h. O asteroide ganhou o “nome” 2025 QD8 e foi identificado há pouco tempo, no dia 16 de agosto. E calma: não tem nenhuma chance do asteroide atingir a Terra nem o nosso satélite natural, a Lua. O asteroide vai passar a cerca de 218 mil km – isso é mais ou menos 57% da distância entre a Lua e o nosso planeta. Em termos astronômicos, isso é praticamente passar “de raspão”.
De acordo com a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, todo corpo celeste que passa a menos de 7,5 milhões de km é considerado um “near earth object”, um objeto próximo da Terra, NEO, na sigla em inglês.
Como assistir aproximação do asteroide ao vivo
O canal do Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual) no YouTube mostra imagens ao vivo de telescópios robóticos dessa organização em Manciano, na Itália. A transmissão começa nesta terça-feira (2), às 20h.
No último sábado (30/08), esse projeto conseguiu capturar uma imagem do asteroide que está se aproximando do nosso planeta. O corpo celeste estava a cerca de 3,9 milhões de km de distância, tendo que usar um telescópio de 17 polegadas para isso. Por 300 segundos, você consegue ver o asteroide passando como um ponto minúsculo, quase imperceptível em um campo de estrelas.