Em qualquer doença, e o câncer não é exceção, um diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficiente. Já imaginou um exame de sangue capaz de prever um câncer até dez anos antes de surgirem os sintomas? Parece coisa de utopia, mas é verdade. Trata-se do revolucionário HPV-DeepSeek, desenvolvido por cientistas da Universidade de Harvard e do Mass General Brigham, nos Estados Unidos.
Um artigo sobre esse teste foi publicado no periódico científico Journal of the National Cancer Institute. O HPV-DeepSeek promete conseguir identificar cânceres de cabeça e pescoço associados ao HPV, o papilomavírus humano, anos antes do diagnóstico clínico.
De acordo com uma matéria do O Globo, o teste é uma “biópsia líquida”. Ele utiliza um sequenciamento genômico completo, que é capaz de detectar fragmentos microscópicos de DNA do HPV que tumores liberam na corrente sanguínea.
Ao analisar 56 amostras de sangue, o exame conseguiu identificar DNA tumoral de HPV em 22 de 28 pacientes que desenvolveriam câncer anos depois, uma taxa de precisão de aproximadamente 78%.
Exame de sangue para detectar câncer ainda está em fase preliminar
Os resultados são sim promissores, mas os dados ainda são preliminares e o novo exame de sangue ainda não é disponível como um teste clínico padrão. A próxima etapa é um estudo cego usando centenas de amostras coletadas pelo estudo PLCO do Instituto Nacional do Câncer. Esse novo estudo será financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), com o objetivo de confirmar a eficácia do texto em um grupo maior, para descobrir se é ou não possível fazer sua implementação clínica.