Já imaginou ir para uma clínica médica que inclui sauna, dieta gourmet, trilhas em vinícola e, a melhor parte, tudo isso sendo coberto pelo sistema público? Esse é o caso do centro de reabilitação cardiovascular Bad Tatzmannsdorf, que fica lá na Áustria.
Clínica luxuosa da Áustria
De acordo com uma matéria do The New York Times, os pacientes desse centro são mandados para lá para tratar problemas cardíacos de diferentes níveis de gravidade, desde arritmias até infartos. O objetivo da estadia nesse centro é que os pacientes se recuperem, criem hábitos mais saudáveis e relaxem, com atividades como caminhadas nórdicas e sessões de sauna.
E sim, quando falamos assim, parece que estamos descrevendo um período de férias, mas não é bem assim. O centro Bad Tatzmannsdorf não é um spa e a estadia conta com regras rígidas que devem ser seguidas pelos pacientes, como comparecer a todas as atividades, manter uma dieta planejada e respeitar o toque de recolher às 22h.
Essas visitas duram muitas semanas, custando cerca de 5 mil euros (em torno de R$ 32 mil), mas muitos pacientes normalmente pagam apenas uma pequena fração, já que a maior parte dos custos normalmente é coberta pelo programa de seguro social do governo australiano.
Mas vale lembrar que você não pode simplesmente decidir se internar em uma clínica do tipo. Você precisa ter tido uma indicação médica para poder de hospedar nesses centros.
“Além dos centros voltados a doenças cardíacas, há unidades especializadas em câncer, diabete e obesidade, assim como em saúde pulmonar, doenças neurológicas e problemas articulares”, explica matéria do The New York Times (segundo traduzido pelo O Globo).