O Enem 2025 está chegando: a prova, que é a principal porta de entrada para o ensino superior dos brasileiros, acontece nos dias 9 e 16 de novembro. Enquanto estão preocupados (e com razão) com a rotina de estudos para o exame, muitos estudantes se esquecem de outro ponto importante para fazer a prova: uma boa alimentação.
É isso mesmo. Além de testar seus conhecimentos em diversas áreas, o Enem também é, de certa forma, uma prova de resistência física. São 45 questões em cada dia e você tem que ficar, no mínimo, duas horas na sala de aula. Mesmo estudantes bem preparados podem acabar se dando mal por causa do cansaço na hora da prova. Justamente por isso, manter uma boa alimentação e exercícios físicos regulares nos meses antes da prova também serão importantes na hora de fazer o Enem.
Uma dieta pobre em nutrientes vai ter efeitos sobre o seu corpo, podendo causar cansaço, falta de concentração e até dificuldades de memória. A dica do Notícias Concursos é investir em refeições muito equilibradas, consumindo principalmente proteínas, carboidratos de absorção lenta, fibras e gorduras boas, como azeite de oliva e castanhas.
Vitaminas do complexo B, vitamina D, ômega-3 e creatina também são essenciais, já que ajudam o corpo a produzir neurotransmissores como serotonina e dopamina, que ajudam a regular o humor e a capacidade cognitiva.
Levar doces para o Enem realmente funciona?
Muitos candidatos apostam em doces e chocolates para dar energia na hora da prova, mas o excesso de açúcar causa picos. Depois que o açúcar cai, você pode ter dificuldade de se concentrar. O Notícias Concursos indica lanches mais equilibrados, como castanhas e frutas secas, que fornecem energia de forma mais contínua.
Calendário Enem 2025
Prazo para solicitar a taxa de isenção terminou no dia 2 de maio;Inscrições: 26 de maio a 6 de junho;- Provas: 9 e 16 de novembro;
- Divulgação dos gabaritos e dos resultados: datas ainda não foram divulgadas.