Quando pensamos em menopausa, provavelmente o sintoma que vem primeiro à mente é o famoso fogacho ou onda de calor, quando a pessoa tem uma sensação súbita de calor. Mas você sabia que a menopausa também pode prejudicar a sua clareza mental? É um sintoma menos conhecido chamado “nevoeiro cerebral”.
Esse nevoeiro pode causar uma sensação de “confusão mental, dificuldade de concentração, lapsos de memória e lentidão de raciocínio”, explica o ginecologista Igor Padovesi, autor do livro Menopausa Sem Medo, segundo o GLOBO. A paciente em menopausa pode ter dificuldade de encontrar palavras, esquecer compromissos e, no geral, ter aquela sensação de sobrecarga mental.
Apesar de ser menos conhecido, esse nevoeiro, principalmente a falta de concentração, é um sintoma muito frequente. Somado a outros sintomas frequentes da menopausa, como depressão, ansiedade e mudanças de humor repentinas, isso faz com que muitas mulheres achem que estão passando por um quadro depressivo.
O que causa o “nevoeiro cerebral” durante a menopausa
Consultado pelo GLOBO, a ginecologista com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), Ana Paula Fabricio, explicou que esses sintomas são causados pela queda de hormônios como estrogênio e progesterona. Isso influencia a produção de neurotransmissores como serotonina e dopamina, podendo causar os sintomas mentais que comentamos.
Para algumas mulheres, a terapia de reposição hormonal (TRH) pode ser uma aliada fundamental para combater os sintomas mais prejudiciais da menopausa. “Há redução na mortalidade, menor risco de Alzheimer, preservação da sexualidade e da função urogenital, além de uma melhora significativa da qualidade de vida”, destaca o Dr. Padovesi. Mas vale destaca que essa terapia precisa ser indicada por um profissional médico, já que cada mulher pode vivenciar a menopausa de formas diferentes.