Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Churrasqueiro estão jogando folhas de louro nas carnes; entenda o motivo

Por Pedro Silvini
17/10/2025
Em Geral
0

Um novo hábito tem ganhado espaço entre churrasqueiros: adicionar folhas de louro sobre as brasas durante o preparo da carne. A prática, além de intensificar o aroma característico do churrasco, cria uma fumaça levemente perfumada que se fixa na carne e realça o sabor.

Segundo especialistas, o uso do louro no fogo não é apenas uma questão de paladar — alguns também o utilizam com fins esotéricos, associando a planta à prosperidade e proteção. No entanto, na maioria dos casos, o motivo é puramente gastronômico.

A nutricionista Mariana Cortes, da Clínica Agita Kalorias, explica que o louro é seguro para consumo e que o receio sobre sua suposta toxicidade é resultado de confusão com espécies semelhantes.

“Existem plantas visualmente parecidas, como o louro-da-montanha e o louro-cerejo, que realmente são tóxicas. Essa semelhança gerou o mito de que o louro comum faz mal. Mas ele pode ser usado sem riscos”, afirma.

A nutricionista Beatriz Vieira, do Hospital Lusíadas Amadora, reforça que o louro é um ingrediente tradicional e saudável, inclusive no padrão alimentar mediterrânico.

“Não há evidências de toxicidade. Ele contém fibras, vitaminas A e C, cálcio, potássio e compostos antioxidantes. Além disso, pode até ajudar a reduzir o uso de sal”, explica.

Para usar no churrasco, a orientação é colocar as folhas diretamente sobre as brasas, em pequenas quantidades, para evitar que o aroma fique muito forte. O mesmo efeito pode ser obtido com raminhos de alecrim ou tomilho.

Outra recomendação importante é não deixar que as folhas de louro sejam ingeridas inteiras, pois podem causar desconforto ou risco de engasgo. Por isso, devem ser retiradas após o preparo.

Além do uso de ervas, churrasqueiros experientes também recorrem a outras técnicas para intensificar o sabor da carne, como o uso de salmouras com vinho, cerveja, suco de limão ou vinagre, combinados com alho, cebola ou mostarda.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Café

Governo autoriza e café passará a ser distribuído gratuitamente

Confira!

Itaú

Itaú fecha unidade famosa e transfere milhares de clientes para outra agência no país

18/10/2025
Imagem: Freepik

Adoçante combate a calvície e supera minoxidil em testes de laboratório

18/10/2025
Imagem: Freepik

Novo comprimido para calvície promete maior eficácia e menos efeitos colaterais que o minoxidil

18/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix