Pretende dormir tarde? Então que tal aproveitar para conferir a chuva de meteoros Orionídeas, que acontece na madrugada desta terça-feira? O fenômeno astronômico acontece entre meia-noite e 2h da manhã. “A boa notícia é que todo o Brasil pode observar. O radiante em Órion é visível de norte a sul, com leve vantagem no Norte/Nordeste, onde ele sobe mais alto. Mesmo no Sul, é um show garantido”, conta o Exoss.
Segundo o astrônomo Dr. Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), essa chuva conta com meteoros rápidos e brilhantes que podem deixar trilhas luminosas no céu. Em 2025, a chuva de meteoros vai coincidir com a Lua Nova, o que significa um céu mais escuro e mais fácil para observar o fenômeno. De acordo com o Observatório Nacional, observadores podem observar entre 15 e 20 meteoros por hora em condições ideais de observação.
O nome dessa chuva de meteoros, Orionídeas, é em referência à constelação de Órion, o Caçador, então os meteoros muitas vezes parecem vir dessa constelação. Essa chuva acontece quando a Terra passa pelos detritos deixados pelo cometa Halley – que só volta a passar perto do planeta lá em 2061. E essa não é a única chuva de meteoros deixada pelo Halley. A outra é a Eta Aquariids, que acontece em maio.
Como observar uma chuva de meteoros?
Diferente de um eclipse solar, uma chuva de meteoros não precisa de nenhum equipamento especial para ser observada. A recomendação para quem quiser observar melhor o fenômeno é optar por um local escuro, longe da poluição luminosa típicas das grandes cidades.