O cantor e compositor Lô Borges, de 73 anos, segue internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI)do Hospital Unimed, em Belo Horizonte, após sofrer uma intoxicação por medicamentos. O artista, um dos fundadores do Clube da Esquina, passou por uma traqueostomia no último fim de semana e respira com ventilação mecânica.
De acordo com informações repassadas pela família, Lô Borges permanece sedado e sem previsão de alta. O irmão mais novo do músico, Yé Borges, informou que a noite entre quarta (28) e quinta-feira (29) foi estável:
“Os parâmetros clínicos melhoraram, dando um passo a mais na recuperação. Continuamos crendo em sua plena recuperação”, disse Yé.
O cantor foi internado no dia 17 de outubro, após passar mal em casa. A intoxicação teria ocorrido devido a uma reação alérgica a medicamentos. Antes do incidente, Lô estava em plena atividade artística e se preparava para se apresentar em Brasília, ao lado de Beto Guedes, com a turnê “Esquina & Canções”.

Entenda a intoxicação por medicamentos
A intoxicação medicamentosa ocorre quando há ingestão excessiva de remédios — de forma intencional ou acidental. Em geral, envolve ansiolíticos, tranquilizantes, anticonvulsionantes ou analgésicos como o paracetamol, que em grandes doses pode causar falência hepática.
Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), 90% dos casos envolvem medicamentos de uso oral e acontecem em casa. Entre eles, 44% são tentativas de suicídio e 40% acidentes.
Em crianças, os episódios acidentais são especialmente comuns: aquelas com menos de cinco anos representam um terço das ocorrências. Por isso, especialistas reforçam a importância de manter medicamentos fora do alcance dos pequenos.
Ícone da música brasileira
Nascido em Belo Horizonte, em 10 de janeiro de 1952, Lô Borges é um dos nomes mais importantes da música popular brasileira. Ao lado de Milton Nascimento, foi um dos criadores do movimento Clube da Esquina, que revolucionou a MPB nos anos 1970 ao unir rock, jazz, psicodelia e música mineira tradicional.
Entre suas canções mais conhecidas estão “O Trem Azul”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Tudo Que Você Podia Ser” e “Nada Será Como Antes” — todas parcerias que marcaram gerações.




