O programa Dignidade Menstrual, criado pelo governo federal, garante a distribuição gratuita de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não conseguem adquirir o item de higiene pessoal. Os absorventes são disponibilizados em unidades credenciadas da Farmácia Popular.
Por meio deste link, você consegue encontrar a lista completa de farmácias credenciadas espalhadas pelo Brasil.
A partir desta terça-feira (28), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o Brasil podem emitir a autorização necessária para as pessoas beneficiárias do programa conseguirem retirar os absorventes de forma gratuita. Até então, essa autorização era emitida apenas pelo aplicativo Meu SUS Digital, o que podia dificultar a vida de pessoas sem acesso à internet ao programa.
Outra novidade é que adolescentes entre 12 e 16 anos podem retirar os absorventes na Farmácia Popular sem o acompanhamento de pais ou responsáveis. Lembrando que, para retirar os itens de higiene, você precisa de um documento de identificação com foto e CPF, além da sua autorização do Programa Dignidade Menstrual.
Quem tem direito a retirar absorventes gratuitamente por meio do programa?
Pessoas com idade entre 10 e 49 anos inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) que:
- Tenha renda mensal de até R$ 218; ou
- Seja estudante de baixa renda da rede pública; ou
- Esteja em situação de rua.
De acordo com a agência gov, “cada pessoa tem direito a 40 unidades de absorventes, para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.” Desde que o programa foi implementado no ano passado, ele já atendeu mais de 2,5 milhões de pessoas e distribuiu mais de 376 milhões de absorventes.




