Se você é beneficiário do programa Pé-de-Meia, então essa novidade é para você. Nesta segunda-feira (3), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que, a partir de agora, os beneficiários podem consultar sua situação no programa diretamente pelo portal do MEC. A ideia é facilitar o acesso dos beneficiários aos seus dados, a monitorar frequência escolar e até a identificar possíveis erros cadastrais.
Para fazer essa consulta, basta entrar no portal do MEC com o login e senha da sua conta Gov.br.
Segundo comunicado do MEC, a ferramenta foi desenvolvida em parceria com o laboratório do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Nees/Ufal). O objetivo foi “dar mais transparência e acesso à informação aos estudantes; trazer maior agilidade na resolução de pendências e na identificação de erros; e apresentar melhorias na experiência dos usuários.”
O programa Pé-de-Meia foi criado pelo governo federal para oferecer um incentivo financeiro para jovens em situação de vulnerabilidade social a terminarem o ensino médio. Ao longo dos três anos do ensino médio, estudantes que cumprirem todas as etapas do programa podem receber até R$ 9,2 mil por meio do programa.
Quem pode participar do programa Pé-de-Meia?
Confira os critérios, segundo o gov.br:
- Ser estudante do ensino médio das redes públicas e ter entre 14 e 24 anos; ou ser estudante da educação de jovens e adultos (EJA) das redes públicas e ter entre 19 e 24 anos;
 - Ser integrante de uma família inscrita no CadÚnico e que tenha renda, por pessoa, de até meio salário mínimo;
 - Possuir CPF regular;
 - Ter frequência nas aulas de no mínimo 80% no mês.
 
Alunos que reprovarem dois anos letivos seguidos ou que abandonarem os estudos por mais de dois anos podem ser desligados do programa.
			
                


