A COP30, conferência da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. Este evento destacará a importância da Amazônia, um bioma crucial no cenário global para discussões sobre o clima.
Neste mesmo período, realiza-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o que pode impactar a forma como as mudanças climáticas são abordadas nos estudos dos candidatos.
A escolha da Amazônia como sede sublinha a relevância da região para o meio ambiente. Esse reconhecimento também reflete no planejamento do ENEM, que pode incluir questões sobre biodiversidade, o ciclo do carbono, a crise do efeito estufa e a transição para energias renováveis.
Além de destacar novos conteúdos, a conferência oferece oportunidades educativas centradas na sustentabilidade.
Como a COP30 pode moldar o ENEM
Belém, ao acolher a COP30, torna-se um ponto focal nas discussões climáticas internacionais. Este evento pode ser exposto no ENEM por sua capacidade de elevar a consciência ambiental entre estudantes e professores.
A importância do bioma amazônico, em conjunto com os desafios enfrentados pela cidade ao acomodar os 50 mil participantes esperados, pode ser uma temática explorada interdisciplinarmente. Assim, a atenção global sobre a região contribui para colocar o tema da Amazônia nas discussões educacionais.




