Quem é dono ou dona de casa e tem que fazer almoço, sabe bem que às vezes a gente fica feliz quando sobra o arroz do almoço do dia, porque vai poder aproveitar no outro. Mas cuidado com aquele arroz que está guardado na geladeira desde sabe-se lá quando: armazenado incorretamente ou por períodos longos, o alimento pode causar riscos à saúde.
O que muita gente não sabe é que o arroz tem esporos e, se você deixar o alimento esfriar e ficar em temperatura ambiente, esses esporos podem se transformar nas bactérias Bacillus cereus, que podem causar intoxicação alimentar. Fez o arroz e pretende guardar para comer mais? Nada de deixar a panela esquecida em cima do fogão. Passe o alimento para um pote em no máximo duas horas após o preparo e armazene na geladeira.
E depois que eu coloquei o arroz na geladeira: em quanto tempo eu ainda posso comer? Consultada pelo Minha Vida, a nutricionista Ramiele Calmon explicou que o ideal é consumir o arroz em até 24 horas depois do seu cozimento. Ou seja: nada de comer o arroz cozido na segunda-feira durante a semana inteira.
“Deixar o arroz armazenado sob temperatura ambiente leva ao crescimento acelerado de bactérias. Por isso, outra dica importante é separar o arroz em pequenas porções na geladeira e requentar somente a quantidade que será consumida no dia, proporcionando maior durabilidade”, explica a especialista.
Se ele estiver contaminado, o arroz requentado pode causar:
- Intoxicação alimentar;
- Quadros de diarreia;
- Náusea e vômitos;
- Dor de cabeça;
- Dor abdominal;
- Mal-estar;
- Desidratação;
- Febre.




