Apesar da alta do dólar, que está oscilando desde que Donald Trump assumiu o cargo como presidente dos Estados Unidos novamente, muitos brasileiros seguem com planos de viajar para o exterior, visando aqueles países que possam servir de alternativa para entrar no orçamento. Mas, é preciso ter cuidado, pois uma lista publicada mostrou que o setor turístico de alguns países bem conhecidos está “entrando em colapso pelo peso de sua própria proeminência”.
Segundo o “No List” de 2025 e divulgadas pelo jornal O Globo, algumas regiões turísticas estão enfrentando sérios problemas devido ao excesso de visitantes e à falta de gestão adequada para lidar com o fluxo crescente de pessoas. Apesar de alguns desses locais serem “deslumbrantes, intrigantes e culturalmente significativos”, o turismo desenfreado tem gerado dificuldades para os moradores, refletindo no bem-estar dos turistas.
“Os destinos apresentados na No List merecem a fama e a adoração que recebem. Eles são dignos do seu tempo e dinheiro. No entanto, os inúmeros desafios que eles enfrentam são reais e urgentes”, explica a publicação.
Quais países estão com problemas turísticos?
- Bali, Indonésia
- Koh Samui, Tailândia
- Monte Everest, Nepal
- Agrigento, Sicília, Itália
- Ilhas Virgens Britânicas
- Kerala, Índia
- Kyoto e Tóquio, Japão
- Oaxaca, México
- North Coast 500, Escócia
- Barcelona, Maiorca e Ilhas Canárias, Espanha
- Veneza, Itália
- Lisboa, Portugal
Entenda como Portugal e Itália aparecem na lista
Veneza está na lista pois o turismo em massa tem gerado transtornos ambientais e sociais. Para tentar melhorar o cenário, foi implantada uma taxa de visitante por dia, mas a cidade continua lidando com superlotação e degradação de sua infraestrutura histórica. Enquanto em Lisboa, a população local está tendo problemas de moradia, pois 60% das habitações estão sendo destinadas para o turismo, fazendo com que haja um aumento considerável no custo de vida.