Separe o seu guarda-chuva e já tire a blusinha de frio do fundo do guarda-roupa. O avanço de uma frente fria pelo litoral da região Sul, combinado com o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, deve provocar chuvas em alguns estados brasileiros nos próximos dias.
De acordo com a Climatempo, a combinação de fatores devem causar chuvas fortes, rajadas de vento e risco de temporais nos seguintes estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Como o clima fica em cada estado
Nesta quarta-feira (5), as chuvas ficam fortes ao longo do dia no Paraná, principalmente nas regiões oeste e norte, com alerta de temporais no noroeste. No litoral, a chuva é fraca e isolada. No Rio Grande do Sul, o avanço de uma frente fria pelo litoral provoca chuvas de moderadas a fortes, com chance de rajadas de vento e raios. Essa instabilidade também pode atingir parte do litoral de Santa Catarina, mas, na maior parte do estado, a previsão é de tempo firme.
São Paulo é um dos estados afetados pela mudança no clima e é um dos que tem risco de temporais. Outro estado com risco de temporais é o Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões sul, sudoeste e leste.
A segunda metade de outubro marcou a transição da estação seca para a chuvosa em boa parte do país. “O tempo severo, a propósito, é uma das características de outubro que é um dos meses mais tempestuosos do ano no Sul do país pelo encontro das massas de ar frio e quente, além da atuação de áreas de baixa pressão e sistemas convectivos de mesoescala (aglomerado de nuvens carregadas)”, explica o MetSul.




