Belém, capital do Pará, será o palco da COP30 deste ano, a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas). É a primeira vez em 33 anos em que o evento acontece no Brasil, desde a Rio-92. O evento começa na próxima segunda-feira (10), mas, entre quinta (6) e sexta (7), temos a tradicional Cúpula dos Líderes sobre o clima.
Nesses dois dias, a Prefeitura de Belém decretou feriado municipal na capital paraense. De acordo com o site da prefeitura, a medida visa “facilitar a logística, a mobilidade urbana e a segurança durante os dias mais intensos” do evento, além “minimizar os impactos da movimentação intensa esperada para o período, tanto na prestação de serviços públicos quanto na rotina dos moradores”.
Quais estabelecimentos vão aderir ao feriado?
Os seguintes estabelecimentos têm previsão de funcionar normalmente (mas eles podem atuar com horários reduzidos, então o ideal é consultar o estabelecimento específico que você quer):
- Bares e restaurantes;
- Hotéis, hospedarias e pousadas;
- Shopping centers;
- Teatros, cinemas, bibliotecas e pontos turísticos;
- Empresas de comunicação e radiodifusão;
- Farmácias;
- Padarias e supermercados;
- Empresas que atuam em regime de trabalho remoto.
Como de costume, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não vão funcionar presencialmente durante os dias de feriado, apenas os caixas eletrônicos.
No início de junho, a prefeitura de Belém também já determinou, que durante o período de 5 a 21 de novembro, quando acontece a COP30, servidores públicos municipais da administração direta e indireta exerceriam suas atividades em regime de teletrabalho. Além disso, a segunda parte das férias escolares da rede municipal de ensino ficou para esse mesmo período, ambas medidas para facilitar a mobilidade urbana durante o evento internacional.




