Quem viu até mesmo poucos episódios de The Big Bang Theory (2007-2019) sabe que uma das piadas recorrentes da série é que Sheldon (Jim Parsons) tem seu lugar específico no sofá e odeia que qualquer outra pessoa se sente ali. Obviamente, o nível de obsessão do personagem pelo seu lugar é exagerado, mas é muito comum que nós tenhamos um lado preferido do sofá, da cama, etc. O que isso diz sobre você?
O que significa sentar sempre no mesmo lugar do sofá?
Um texto publicado no El Economista fala sobre o que se sentar sempre no mesmo lugar do sofá pode dizer sobre você de um ponto de vista psicológico. Uma das razões apontadas pelo texto é que, assim como os animais, nós também temos (ainda que de forma muito inconsciente) um senso de territorialidade com os nossos espaços. Quando nos sentimos bem em um espaço, temos esse instinto de protegê-lo.
Outro motivo é que o nosso cérebro encontra conforto em rotinas, que vão desde a hora em que acordamos até o lugar que escolhemos para nos sentar. Essas rotinas ajudam a diminuir a sensação de estresse e ansiedade ao longo do dia.
Segundo a El Economista, pessoas que escolhem um “lugar para chamar de seu” costumam ter um senso de ordem e de estabilidade, sendo mais introvertidos e metódicos. E a psicologia também explica significados do lugar que você escolhe. Pessoas que escolhem o centro do sofá costumam ser mais confiantes e apresentarem características típicas de líderes. Já quem escolhe um dos cantos é mais tímido e pouco sociável.




