Infelizmente, não existe fórmula mágica para emagrecer. Com algumas variações de pessoa para pessoa, a receita básica é a mesma: uma alimentação equilibrada junto com uma rotina de exercícios. Mas tem uma coisa que muita gente nem sabe que é essencial para alcançar esse objetivo: dormir.
Como dormir te ajuda a emagrecer?
Consultado pelo sie SportLife, o nutricionista Felipe Nunes explica alguns benefícios do sono para quem está no processo de emagrecimento.
O primeiro deles é que o sono ajuda a controlar o seu apetite. Enquanto você, o seu corpo controla níveis de fome e saciedade por meio dos hormônios leptina e grelina. De acordo com o nutricionista, quando você dorme mal, os níveis de grelina sobem e os de leptina diminuem, o que vai fazer você sentir mais fome ao longo do dia e ter mais dificuldade em se sentir saciado.
Uma inimiga de muita gente na hora de emagrecer é a ansiedade – que muita gente desconta justamente na comida. E dormir bem também vai ajudar a manejar isso. Quando você não dorme o suficiente, o seu corpo produz mais cortisol, o famoso “hormônio do estresse”. Dormir bem também vai te ajudar a “descansar” melhor o corpo e a ter mais energia e concentração para praticar as suas atividades, incluindo os seus exercícios físicos.
“Pessoas que dormem menos têm mais chances de ter obesidade. Assim como o sedentarismo, alterações hormonais e genética, a qualidade do sono também pode ser determinante. Horas insuficientes de sono geram aumento do apetite e resistência à insulina, o que favorecem o ganho de peso e o desencadeamento de doenças”, sintetiza a endocrinologista e vice-presidente da área médica da Novo Nordisk, Dra. Priscilla Mattar.




