Na última terça-feira (18), a seleção de um pequeno país do Caribe fez história ao garantir uma vaga na Copa do Mundo 2026, feito inédito para esse país. E estamos falando de Curaçao, que empatou sem gols com a Jamaica, ficando com a liderança do Grupo B das Eliminatórias da América do Norte e Central. Além disso, Curaçao entrou para a história como o menor país a participar da competição, posto que anteriormente pertencia a Cabo Verde.
Cabo Verde é um arquipélago na África com uma área de mais de 4 mil km². Em comparação, a ilha de Curaçao conta com apenas 444 km². O local conta com apenas 158 mil habitantes.
Outro ponto curioso é que a seleção de Curaçao é a primeira equipe a se classificar para a Copa do Mundo sem ter nenhum atleta realmente nascido no país no elenco. Entre 1954 e 2010, Curaçao fez parte das Antilhas Holandesas, mas depois se tornou um país autônomo, pertencente ao Reino dos Países Baixos. Por isso, todos os nascidos na ilha têm passaporte holandês e vice-versa. Todos os atletas da seleção de Curaçao nasceram na Holanda, mas têm familiares ou raízes na ilha caribenha.

Copa do Mundo 2026: confira todas as seleções classificadas
- PAÍSES-SEDE
- Canadá;
- Estados Unidos;
- México;
- AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE
- Curaçao;
- Haiti;
- Panamá;
- ÁSIA
- Japão;
- Irã;
- Uzbequistão;
- Coreia do Sul;
- Jordânia;
- Austrália;
- Catar;
- Arábia Saudita;
- OCEANIA
- Nova Zelândia;
- AMÉRICA DO SUL
- Argentina;
- Brasil;
- Equador;
- Uruguai;
- Colômbia;
- Paraguai;
- ÁFRICA
- Marrocos;
- Tunísia;
- Egito;
- Argélia;
- Gana;
- Cabo Verde;
- África do Sul;
- Costa do Marfim;
- Senegal;
- EUROPA
- Inglaterra;
- França;
- Croácia;
- Portugal;
- Noruega;
- Holanda;
- Alemanha;
- Suíça;
- Áustria;
- Bélgica;
- Espanha;
- Escócia.



