Localizada no Oceano Índico, com cerca de 3,7 mil km², a Ilha de Socotra é considerada um tesouro de biodiversidade do nosso planeta. Para você ter uma ideia do tipo de riqueza do local, cerca de um terço das espécies vegetais que vivem lá não existem em nenhum outro lugar da Terra. Essa riqueza natural de fauna e flora até rendeu o apelido de “Galápagos do Oceano Índico” para a localidade. Outro apelido que a ilha ganhou foi “o planeta alienígena da Terra”, de acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
Uma das espécies que chamam atenção na ilha são as árvores do sangue do dragão (Dracaena cinnabari), que têm copas em formato de guarda-chuva e troncos robustos que até parece ter sido esculpidos à mão. O nome vem da seiva avermelhada que essas árvores produzem e que é usada há séculos como remédio e corante natural.
Outro exemplo de espécie vegetal exclusiva de Socotra são os cactos gigantes que crescem em regiões rochosas. Falando do cenário da ilha, ela conta com montanhas e penhascos de arenito que formam paisagens deslumbrantes em contraste com as praias de águas cristalinas.
Não é fácil visitar a Ilha de Socotra. Justamente por sua biodiversidade riquíssima, o acesso à ilha é bastante restrito e visitantes internacionais precisam solicitar um visto especial.
Ilha de Socotra tem habitantes?
Pertencente ao país Iêmen, Socotra conta com cerca de 60 mil habitantes. De acordo com a revista Ana Maria, a população local da ilha vive de forma bastante tradicional, preservando costumes milenares. O clima é bastante árido e a terra infértil e rocha, então boa parte da população cria gado para sobreviver.




