Ter que ir ao cartório é sinônimo de burocracia e irritação para muita gente. Se você é uma dessas pessoas, então você provavelmente vai gostar de saber que tem uma coisa que você não precisa mais correr ao cartório para fazer: trocar o seu veículo de nome. Vários estados adotaram medidas para que os moradores não tenham mais que ir ao cartório sempre que vendem ou compram um carro.
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por exemplo, vai lançar nesta terça (25) um serviço de transferência digital de veículos. Esse sistema, novidade aqui no Brasil, permite que pessoas físicas e jurídicas realizem essa troca de nome de forma 100% online. Com isso, o estado do Alagoas se torna o primeiro do Brasil a incorporar autenticação bancária em seus processos como padrão oficial de segurança em um serviço público.
Novidade do Detran Alagoas no processo de transferência de veículo
Através do site do Detran de Alagoas, você vai conseguir fazer a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) de forma 100% digital. Esse documento comprova o início do processo de venda do veículo, válido para vendas interestaduais, entre pessoas físicas e também entre jurídicas.
O procedimento padrão para obter a Autorização era abrir um requerimento no site do Detran e ir a uma sede para fazer a solicitação.
“Esse é mais um passo da política de digitalização dos serviços do Detran, onde temos buscado facilitar e nos aproximar cada vez mais dos usuários. Por isso, estamos otimizando o processo, deixando ele on-line. Assim, os proprietários ganham tempo, sem precisar se deslocar e solicitar o ATPV-e”, declarou o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman.




