O estado do Rio Grande do Sul está passando por uma onda de calor. Na última segunda-feira (10), a capital Porto Alegre bateu recordes de temperatura, com os termômetros chegando a 37,9°C, de acordo com o o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 37,6°C, no dia 4 de fevereiro deste ano. Outras cidades do estado registraram temperaturas ainda mais altas. Uruguaiana bateu 40,4°C e Santiago chegou a 40,1°C.
Segundo o Meteored, o estado gaúcho pode chegar a bater 46°C. O Inmet emitiu um alerta de perigo para temperaturas extremas abrangendo a maior parte do Rio Grande do Sul e também o litoral de Santa Catarina. As altas temperaturas continuam até esta quinta-feira (13), quando uma frente fria começa a avançar pela região, trazendo um alívio para o calor extremo.
Em contraste, a Região Norte do país deve ter temperaturas abaixo da média, graças ao período de chuvas e à nebulosidade.
A onda de calor na Região Sul pode ser explicada por uma massa de ar quente e seco que veio da Argentina e do Paraguai. Lembrando que a Organização Meteorológica Mundial classifica como ondas de calor como períodos de pelo menos cinco dias consecutivos, com temperaturas máximas diárias ultrapassando a média da região em 5°C.
Onda de calor pede alguns cuidados
O Ministério da Saúde tem algumas dicas de cuidados que você deve ter durante uma onda de calor, como reforçar a ingestão de água e o uso do filtro solar. “Idosos, crianças, mulheres grávidas, pessoas doentes ou acamadas são vulneráveis e merecem mais atenção. Idosos e crianças, por exemplo, têm muita dificuldade de reconhecer a sede. Por isso, é necessário oferecer água com muito mais frequência a eles”, alerta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Agnes Soares.
Confira as recomendações do Ministério:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
- Use chapéus e óculos escuros;
- Proteja as crianças com chapéu de abas.