Nos últimos dias, talvez você tenha se deparado com uma mensagem em um grupo de WhatsApp sobre um abono natalino. A mensagem até inclui as logos do governo federal e da Caixa Econômica Federal, e afirma que o governo liberou um abono de até R$ 930 neste fim de ano, além de contar com um link para você descobrir se tem direito ao benefício. Mas será que a mensagem é real?
Se você já estava planejando o que fazer com o seu “bônus” de Natal, sinto te dizer, mas a mensagem é FALSA. Inclusive, o link que aparece na mensagem é de hospedado na Rússia. “Consulte se você pode ter direito ao abono natalino no valor de R$ 540 e saque imediatamente via PIX. Consulte agora: https://[email protected]. Consulta liberada para todos até: 19/11/2025 Mais de 5.541.985 de pessoas tiveram direito hoje!“, afirma a mensagem.
Até mesmo clicar nesse tipo de link pode ser perigoso, já que você corre o risco de ter seus dados pessoais expostos a criminosos e a programas mal intencionados.
MDS desmente o “abono natalino”
“Não há qualquer iniciativa do MDS relacionada a esse abono natalino. Vale destacar, inclusive, que estão utilizando a marca antiga do governo. Por aqui, não existe nenhuma ação nesse sentido”, declarou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), procurado pelo g1.
Também procurada pelo veículo, a Caixa Econômica Federal destacou em sua mensagem que todas as informações oficiais sobre programas e benefícios são divulgadas nos canais oficiais do banco e do governo, em sites que terminam com o domínio “gov.br”. Por fim, o banco também indica que a população não clique em links enviados por mensagens de terceiros e também que não forneça quaisquer informações pessoais.



