Imagine a seguinte situação: você faz parte de um casal chinês. Ambos têm olhos e cabelos escuros, características dominantes em populações asiáticas. Vocês tem uma filha e eis a surpresa ao ver uma criança loira e, ainda por cima, de olhos azuis. Qualquer um pensaria a mesma coisa: “trocaram o meu bebê na maternidade!”. A parte mais chocante dessa história é que não, o bebê não foi trocado.
De acordo com o veículo chinês Shanghai Daily, um casal da cidade de Yancheng, na província de Jiangsu, passou pela situação que acabamos de descrever. Obviamente, eles ficaram atônitos e chegaram a fazer um teste de paternidade para confirmar que aquela criança loira realmente era deles. E sim, a pequena Guojiang era filha biológica dos dois.
Mas como esse casal chinês teve uma filha com características tão diferentes das deles e tão incomuns na população asiática?
Como família chinesa teve criança loira de olhos azuis?
A resposta está na árvore genealógica da família. O pai de Guojiang descobriu que seu avô era de ascendência russa e tinha se casado com uma mulher chinesa. Ele não tinha a menor ideia dessa “porção” russa na sua família e só foi descobrir por causa da filha.
“Os genes recessivos herdados do meu bisavô, que afetam nossa aparência, parecem estar inativos nos homens”, explicou o pai à imprensa local. “Alguns parentes e amigos mais velhos dizem que minha filha se parece muito com o bisavô. Quando saímos com ela, muitas pessoas ficam curiosas e frequentemente perguntam por que ela parece estrangeira. Às vezes, nos cansamos de dar explicações para tantos desconhecidos.”
De acordo com o divulgador científico Lao Ren, esse caos é um exemplo de um fenômeno raro chamado herança transgeracional. “Os genes que determinam a cor do cabelo e dos olhos são recessivos. Os homens da família são portadores desse gene, embora ele não se manifeste em sua aparência. Ele se expressa nas meninas”, explica Ren, segundo o jornal O Globo.




