Uma novidade foi anunciada e poderá ajudar centenas de trabalhadores, que poderão ter a chance de até R$ 6.220 de uma única vez pelo seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Isso porque, essa quantia será uma garantia de que o trabalhador estará protegido durante a situação de calamidade do seu município. O saque calamidade surgiu como uma medida emergencial, permitindo que trabalhadores retirem parte do seu dinheiro depositado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em situações de desastre natural que afetam diretamente a sua residência.
Será liberado até R$ 6.220 por trabalhador, mas quem tem uma quantia menor na conta, poderá zerar o saldo. Diante dos diversos efeitos causados pelo clima extremo em algumas regiões, com chuvas ou secas intensas, o saque calamidade surgiu para ajudar pessoas que são afetadas pelo desastre motivado por causas naturais e precisam encontrar uma maneira de se reestruturar, para reformas de casa, alugando um novo imóvel, comprando roupas e outros.
Quando posso solicitar o saque calamidade?
Só é possível solicitar o saque calamidade quando sua cidade ou região for declarada em estado de calamidade pública devido a um desastre natural, como: enchentes, deslizamento de terra, incêndios florestais ou outros eventos semelhantes. A solicitação do saque pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS e o processo é simples, podendo ser realizado de forma rápida.
Lembrando que, o prazo para solicitar o saque calamidade é limitado e varia de acordo com cada situação. É importante ficar atento aos prazos divulgados pelos órgãos competentes.




