Com o presidente Nicolás Maduro preso e aguardando julgamento nos Estados Unidos, quem fica no comando da Venezuela? A resposta é Delcy Rodríguez, a vice-presidente de Maduro desde 2018 que assumiu como presidente interina da Venezuela. Mas parece que tem outra pessoa querendo o cargo… o presidente dos EUA, Donald Trump, publicou uma imagem nas redes sociais em que se apresenta como o “presidente interino” do país sul-americano.
A imagem simula uma ficha biográfica da Wikipedia, incluindo uma foto do republicano, além de datas e cargos atribuídos. A postagem veio dias depois de uma entrevista ao New York Times em que Trump afirmou que o seu poder era limitado apenas pela sua “própria moralidade”. “Não preciso do direito internacional. Não quero ferir ninguém”, declarou o estadunidense.

Trump já deixou claro que pretende administrar o petróleo da Venezuela
Na mesma entrevista, Trump ainda afirmou que os EUA administrem a Venezuela e extraiam petróleo do país por anos e que o governo interino do país está cooperando com Washington. “Nós vamos reconstruí-la de uma forma muito lucrativa. Vamos usar petróleo, e vamos tirar petróleo. Estamos baixando os preços do petróleo, e vamos dar dinheiro à Venezuela, algo que eles precisam desesperadamente”, afirmou o presidente.
Questionado sobre quanto tempo levaria essa intervenção política dos EUA no país da América do Sul, se seria de três meses, seis ou até mais de um ano, Trump afirmou que acredita que “seria muito mais tempo”. Ele também não assumiu compromissos sobre quando eleições democráticas seriam feitas novamente na Venezuela e não comentou por que reconheceu Rodríguez como presidente interina do país, ao invés de instalar membros da oposição de Maduro no poder.




