O verão está entre nós e quem tem cabelo mais longo sabe: nós mal damos cinco passos na rua e o sol e o calor já te fazem dar vontade de prender os fios. Mas muito cuidado nessa hora: a forma como você prende, o material que você usa e até o tempo que você passa com as madeixas presas podem influenciar e muito a saúde dos seus fios.
Consultado pelo blog Mais Saúde, da Drogasil, o tricologista* Adriano Almeida explica que prender o cabelo pode sim causar a queda dos fios. Essa queda é causada pela tração do elástico com o cabelo – às vezes forte demais – que pode levar à queda dos fios. Passar o dia inteiro com as madeixas presas e escolher materiais prejudiciais são mais fatores que influenciam na queda do cabelo. Outra variante é o peso e o volume do cabelo. Se você tem muito cabelo e ele é muito pesado, passar o dia com ele preso gera uma tensão maior no seu couro cabeludo e na raiz do fio.
*Um tricologista é um profissional especializado no estudo, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao cabelo e ao couro cabeludo.
Como prender o cabelo sem prejudicar a saúde dos fios
Nesse calor é impossível passar o tempo todo de cabelo solto e a maioria das pessoas não quer cortar o cabelo curtinho só por causa da estação, então sim, é inevitável que a gente prenda o cabelo de vez em quando. Mas existem algumas dicas para evitar agredir muito os fios. “A melhor forma é prender os fios frouxamente, sem puxar ou apertar demais, nem os enrolar para evitar a tração”, indica o tricologista Adriano Almeida. Ele também afirma que é melhor optar por alguns acessórios que causam menos danos, como uma piranha ou presilhas tic-tac, já que os elásticos têm mais tração com os fios.




