Cada vez mais pessoas têm investido em fundos de aposentadoria privada, até mesmo no Brasil, em que temos a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas, de acordo com Elon Musk, todos nós estamos perdendo tempo. Segundo um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em mais de US$ 700 bilhões, em um futuro breve a ideia de poupar para a aposentadoria se tornará obsoleta.
A declaração em si já é… inusitada – para não dizer desconectada com a realidade -, mas espere para ouvir a explicação de Musk para a sua fala.
Por que Musk acha que poupar para a aposentadoria será “irrelevante”
Em participação no podcast Moonshots With Peter Diamandis, o dono da Tesla afirmou que acredita que, no futuro, a evolução da tecnologia e, especificamente, da inteligência artificial irá criar um mundo com uma abundância enorme de recursos. Segundo a Fast Company Brasil, o bilionário afirmou que nesse “mundo ideal”, a abundância será tamanha que “qualquer pessoa poderá comprar o que quiser”.
Na visão do empresário, viveremos em um mundo onde “cuidados médicos melhores do que os que existem hoje” estarão “disponíveis para todos em cinco anos”, e em que não haverá “escassez de bens e serviços”. “Uma recomendação que tenho é: não se preocupem em guardar dinheiro para a aposentadoria daqui a 10 ou 20 anos. Não fará diferença”, recomendou Musk.
É uma visão obviamente bastante otimista, mas que ignora as preocupações que muitas pessoas têm em relação ao avanço da tecnologia da IA, como o fim de vários empregos, e os possíveis danos ao meio ambiente com o uso absurdo de água para manter os data centers.




