A ideia de ler para os filhos à noite, antes dele dormirem, parece o tipo de coisa que só acontece naquelas filmes estadunidenses bem água com açúcar, não é mesmo? Mas você sabia que esse gesto simples pode trazer muitos benefícios para a sua criança? Um exemplo simples: desenvolver a empatia.
Os benefícios de ler para os seus filhos
De acordo com o jornal O Globo, pesquisas recentes apontam um declínio preocupante na criatividade e na empatia entre os mais jovens, declínio possivelmente ligado a mudanças no estilo de vida, no uso de tecnologia e na educação. Mas tem uma forma simples de melhor isso: ler. Os pesquisadores examinaram os efeitos de leituras diárias no desenvolvimento de criatividade e empatia em crianças de sete a oito anos.
O estudo foi feito nos Estados Unidos, na região Central da Virgínia, com 41 crianças. Elas foram divididas em dois grupos, um em que a leitura era feita de forma contínua e um em que os cuidados faziam pausas reflexivas durante a história. “Os dois grupos tiveram melhorias significativas da linha de base ao acompanhamento em empatia cognitiva, empatia total, fluência criativa e originalidade criativa”, afirma o jornal.
Uma diferença entre o resultado dos dois grupos é que as crianças do grupo de pausa tiveram ganhos maiores na categoria de fluência criativa, resultado que sugere como pausas com perguntas feitas pelo leitor podem incentivar ainda mais a criatividade em crianças.
“De modo geral, os resultados sugerem que a leitura compartilhada diária, com ou sem a inclusão de perguntas reflexivas, é uma estratégia simples e acessível para nutrir a empatia e a criatividade na primeira infância”, resume o jornal.




