Na correria do dia a dia, é muito comum que a gente acabe fazendo várias coisas ao mesmo tempo, não é mesmo? A gente liga a máquina de lavar, corre para varrer a casa, bota a carne para descongelar, tomar um banho…. espera aí: tomar um banho com a máquina lavada pode ou não ser perigoso?
Tomar banho com a máquina de lavar ligada
A resposta é sim… mas depende. O maior risco é em casos em que a máquina de lavar acaba dividindo o cômodo com o chuveiro e em que as instalações elétricas não estão em boas condições. De acordo com o El Tiempo, em casos com fiação antiga ou ligações improvisadas, uma máquina de lavar com fuga de corrente pode acabar com a sua estrutura metálica ficando energizada. Sem ligação com a terra, a corrente elétrica encontra a água como saída… e se a água no chão te encontra, você pode levar um choque.
Em casos em que a máquina e o chuveiro compartilham o sistema de drenagem, o vazamento elétrico pode ser conduzido pelos canos de metal e acabar – mais uma vez – dando um choque no usuário. Segundo o El Tiempo, eletricistas explicam que esse tipo de incidente pode até ser raro, mas continua sendo “tecnicamente possível”.
Mesmo em casas em que a máquina e o chuveiro não estão no mesmo cômodo, ainda assim existe o risco do funcionamento dos dois aparelhos ao mesmo tempo causar um superaquecimento ou um curto-circuito no sistema, o que pode danificar os equipamentos e até causar um incêndio doméstico.
Sem os riscos elétricos, tomar banho com a máquina de lavar ligada por ser ruim porque os dois costumam compartilhar o abastecimento de água, então o funcionamento da máquina pode causar mudanças bruscas de temperatura ou de pressão na água do seu banho.




