Um mirante nas Montanhas Azuis, na Austrália, vinha fazendo muito sucesso nas redes sociais, mas acabou sendo fechado (temporariamente), reacendendo o debate sobre o impacto das redes sociais e segurança em destinos naturais. O ponto da Lincoln’s Rock, na cidade de Wentworth Falls, ficou conhecido como atração internacional depois da cantora Jennie, do fenômeno do k-pop Blackpink, postar uma foto no local. Daí, o ponto ganhou um fluxo impressionante de turistas.
Mirante passou a receber mais visitantes por causa de estrela do k-pop
De acordo com o site O Antagonista, o mirante foi de receber pequenos grupos a cerca de 3 mil pessoas em apenas um dia. E muitas dessas pessoas iam visitar o local com um objetivo: recriar a foto de Jennie sentada na borda da rocha com a vista do Vale Jamison ao fundo.
O aumento dos relatos de pessoas sentadas na borda do precipício, ignorando placas e alertas, virou debate no conselho municipal da cidade australiana, com discussões a respeito da segurança do local. Primeiro: o mirante não tem cercas (por isso mesmo você consegue pendurar as perninhas). Segundo: ele está na borda de uma falésia de arenito frágil. Nos últimos anos, foram registrados pelo menos dois acidentes graves com quedas de dezenas de metros na região.
Com a questão da segurança sendo mais discutida, o mirante foi temporariamente fechado para a instalação de vários equipamentos de proteção.
Além da segurança, o aumento do número de visitantes no local também teve impactos ambientais e culturais, com alterações na paisagem, aceleração no processo de erosão da rocha, e ainda relatos de moradores de que visitantes estavam usando jardins como banheiros improvisados.




