No último sábado (24), faleceu o empresário Constantino Júnior, fundador da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, com apenas 57 anos de idade. De acordo com informações confirmadas pela empresa, o empresário vinha tratando um câncer há alguns anos.
Em sua nota oficial, a companhia aérea lamentou o falecimento do executivo e manifestou solidariedade à família e aos amigos de Constantino pela perda. A nota também destaca o papel fundamental do empresário para a Gol, afirmando que ele foi responsável por estabelecer os princípios que tornaram a empresa o que ela é hoje.

Relembre trajetória do empresário Constantino Júnior
Filho do empresário Nenê Constantino – atualmente com seus 94 anos de idade -, Constantino Júnior cursou Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal, participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships e fundou a Gol em 2001. No começo, ele era o diretor-presidente (CEO) da companhia, depois, passou a integrar o Conselho de Administração da empresa e, por fim, tornou-se presidente do colegiado lá em 2012, função que ele exerceu até seu falecimento.
De acordo com o jornal O Globo, o empresário “foi fundamental na revolução do setor aéreo brasileiro com um modelo de baixo custo”. Além da Gol, o empresário foi um dos fundadores do grupo ABRA, holding de aviação que controla a própria Gol e a Avianca. A ABRA funciona como uma plataforma multinacional voltada para a integração e o fortalecimento de empresas do setor aéreo.
Além da aviação, o empresário também tinha uma paixão pelo automobilismo, chegando a competir como piloto na Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, tendo sido vice-campeão em 2008 e campeão em 2011.




