Em 2022, foi lançada a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), com a proposta de unificar os modelos do documento em todo o território nacional. O modelo antigo continua sendo válido até 2032, mas quem já quiser ir adiantando a sua vida pode agendar para emitir a nova identidade de forma rápida e fácil através da internet.
Antes que você se empolgue muito, já vamos avisando que você ainda vai precisar sim sair de casa para poder ter o seu documento em mãos. A diferença é que você não vai precisar sair para agendar esse processo de emissão – algo que antes você precisava fazer. Para agendar a emissão, você precisa acessar o Instituto de Identificação do seu estado. Os de Minas Gerais precisam acessar o cidadão.mg.gov.br, por exemplo.
Dentro desses sites, você precisa acessar com os dados da sua conta gov.br, selecionar a cidade em que você está – ou alguma próxima de você – e consultar os horários disponíveis para agendar a emissão da nova identidade.
Na hora de agendar a emissão, você precisa informar quais documentos originais irá levar – por favor, não se esqueça de levar esses documentos no dia agendado! Com todo o agendamento prévio, a promessa é o processo de emissão fica bem mais rápido, focado apenas na validação final e biometria.
Quanto custa emitir a nova Carteira de Identidade?
Boa notícia: a primeira emissão em papel da nova CIN é gratuita e garantida pela Lei nº 7.116/1983. Novamente, vale destacar que a antiga identidade continua válida até 2032, de acordo com o definido Decreto nº 10.977/2022.




