Não existe uma resposta única para explicar o que causa o câncer, mas existem vários fatores de risco ligados à doença e um deles é a alimentação. Pensando nisso, o médico oncologista Juan Felipe Córdoba usou suas redes sociais para lista cinco itens que devem ser evitados ao máximo “devido ao alto risco de causar câncer”.
Alimentos ligados ao maior risco de câncer
Segundo o Gazeta São Paulo, o especialista começou falando de alimentos processados, como bolos, pães e doces, explicando que esses alimentos ultraprocessados e com altos índices de açúcares adicionados estão muito relacionados à obesidade, condição ligada a vários tipos de câncer.
Ele também incluiu na lista carnes processadas, como bacon e presunto, e linguiça, destacando que eles foram classificados como cancerígenos e associados ao maior risco de câncer de cólon. Esses alimentos passaram a integrar a lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de alimentos cancerígenos no chamado Grupo 1, o mesmo grupo de risco do tabaco*.
Ps: mas o tabaco continua sendo um fator de risco maior para o desenvolvimento de câncer, viu? Inclusive, durante o vídeo, o oncologista também destacou que os cigarros, tabaco e cigarros eletrônicos estão ligados ao maior risco de vários tipos de câncer, uma ligação bem estabelecida
De acordo com a Joven Pan, o processo de produção dessas carnes processadas envolve o uso de substâncias como nitratos e nitritos durante a cura, além de defumação e adição de conservantes, fatores que podem gerar compostos cancerígenos, principalmente para quem consome esse tipo de alimento com muita frequência.




