Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cannabis: agora é permitido o cultivo da planta

Por Carolina Carvalho
29/01/2026
Em Geral
0
cannabis

Imagem de freepik

Antes que você se empolgue, já vamos avisando que o plantio de Cannabis autorizado pela Justiça não é para fins recreativos, e sim medicinais. Em reunião da última quarta-feira (28), a Diretoria Colegiada (Dicol) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou regras para o cultivo da planta Cannabis sativa por empresas para fins medicinais.

Em novembro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já tinha autorizado empresas a cultivarem a planta com um teor de tetrahidrocanabinol (THC) inferior a 0,3% para fins medicinais e farmacêuticos. No entendimento do STJ, com esses baixos teores de THC – o princípio psicoativo da planta – essa versão que pode ser cultivada não é a mesma usada para a produção de entorpecentes.

Anvisa estabelece regras para cultivo de Cannabis medicinal

Na última quarta (28), a diretoria da Anvisa aprovou as regras para esse cultivo, uma proposta dividida em três resoluções. A primeira resolução prevê a emissão de autorizações especiais para empresas cultivarem a planta mediante rígida inspeção sanitária e exigência de mecanismos de controle e segurança.

Todos os insumos precisam ser regulados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e os lotes precisam ser submetidos à análise laboratorial. A produção também precisa ser compatível com a demanda e as empresas precisam informar e justificar as quantidades.

Outra resolução prevê que instituições de ensino e pesquisa reconhecidas possam cultivar a planta mediante regras rígidas de controle. Nesses casos, a venda é proibida e o uso é restrito à pesquisa, de acordo com o jornal O Globo.

Por fim, a terceira resolução aprovada pela Anvisa prevê a criação de um instrumento destinado a associações de parentes que cultivam a Cannabis com fins medicinais, algo que eles puderam fazer graças a decisões judiciais.

“O objetivo dessa resolução é avaliar, em ambiente controlado e supervisionado, a viabilidade sanitária da produção e operação em pequena escala, fora do modelo industrial, e produzir dados e evidências sobre qualidade e segurança da produção por essas instituições para decisão regulatória futura da Anvisa”, explicou a Agência em nota.

CORPO

Quando a menopausa costuma começar e como são as etapas da mudança

A menopausa marca o fim da vida reprodutiva da mulher, com o corpo parando de produzir os óvulos e diminuindo …
Leia mais
X

Quando a menopausa costuma começar e como são as etapas da mudança

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Bolsa Família

Bolsa Família chegará com acréscimo de R$ 350 para milhares de famílias em janeiro e fevereiro

Confira!

tubarão-tigre

Conheça o mês mais propenso a ocorrer ataques de tubarão neste país

29/01/2026
onça

Onça mais famosa da América do Sul aparece com 2 novos filhotes muito perto do Brasil

29/01/2026
Foto: Allog/Divulgação

Um dos lustres mais caros do mundo está no Brasil e custa R$ 6,2 milhões

29/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix