Muitos pais quebram a cabeça quando descobre que o filho não gostam de estudar. Para muitos, até mesmo convencer as crianças a fazerem a lição de casa já é uma batalha. Mas calma: existem estratégias para tornar esse momento tão difícil do dia em algo mais leve – tanto para você quanto para o seu filho.
Consultada pela revista CLAUDIA, a psiquiatra Cíntia Sayd deu algumas dicas para quem tem aquela criança em casa que odeia os livros de escola.
1. Tenha uma rotina de estudos
Ter uma rotina é muito importante para crianças e isso também vale quando o assunto são os estudos. Defina um horário do dia para o seu filho estudar todos os dias, mesmo que por um curto período. Isso vai ajudar a criar um ritual que o cérebro da criança consegue reconhecer e aceitar.
2. Cantinho de estudos
Além do horário, outro ponto importante é ter um local fixo para os estudos. Lembre-se de manter o local organizado para evitar distrações e incentive a criança a participar da organização.
3. Metas
“No início de cada sessão de estudo, ajude seu filho a definir uma meta realista e específica para aquele período. Ao final, revisem juntos o que foi alcançado. Reconheça e elogie o esforço”, explica a psiquiatra à CLAUDIA.
4. Incentive autonomia
Deixe a criança fazer escolhas dentro daquela rotina, como por qual matéria ela quer começar. Para crianças mais velhas, ensine-as a priorizar tarefas e gerenciar o tempo.
5. Participe
Tente estar presente perto do seu filho durante o estudo e esteja disponível para tirar dúvidas e conversar sobre o que ele está aprendendo.



