Na última sexta-feira (28), o Banco Central (BC) implementou uma novidade: o Pix por aproximação. Com essa novidade, você pode fazer suas transações por Pix sem precisar acessar o aplicativo do banco ou instituição financeira.
“Todas as instituições financeiras e de pagamento já autorizadas pelo BC podem prestar o serviço de iniciação de pagamento e, portanto, oferecer a funcionalidade, se assim desejarem”, explica o BC.
Para usar o Pix por aproximação, você precisa incluir a modalidade na carteira digital do seu telefone – o mesmo lugar onde ficam os seus cartões por aproximação. Segundo O GLOBO, por enquanto, ainda não tem informações sobre quando a novidade fica disponível para a Apple Pay, dispositivos iOS ou Samsung Pay.
Como ativar o Pix por aproximação no celular?
Abra o seu aplicativo da Carteira do Google. Em “Adicionar à Carteira”, você seleciona “Pix”. Depois, o app vai pedir por um processo de verificação de identidade. Em seguida, selecione a instituição financeira desejada e faça o login.
Pix por aproximação está disponível para quais maquininhas?
“Os testes já estavam ocorrendo com os bancos C6, PicPay, Itaú (e sua maquininha, a Rede), Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal”, explica O GLOBO. E mais 11 maquininhas devem receber a novidade em breve:
- Cielo;
- Getnet;
- Stone;
- Pagbank;
- Sumup;
- Fiserv;
- Safra Pay;
- Sicredi;
- Azulzinha;
- Mercado Pago;
- Bin.
Segurança
Segundo o BC, o processo de vinculação da conta e de pagamento contam com mecanismos robustos de segurança, sendo necessário cadastrar biometria ou senha de desbloqueio do celular para garantir o uso do aparelho. “Haverá verificação de segurança e autenticação em todas as transações”, explica o BC.