Você é aquela pessoa formiguinha que quase morre de vontade de comer um doce depois do almoço? Ou em qualquer horário do dia, na verdade? E talvez você também seja aquela pessoa que odeia quando alguém sugere: “ah, é só comer uma fruta”. Mas você sabe qual alimento pode ajudar a controlar essa vontade de comer doces? Acredite se quiser: a resposta é sardinha.
Por que você deveria comer sardinha para controlar a vontade de doces?
Pelo menos é o que explica o médico Facundo Pereyra, de acordo com o site argentino La Nacion. Especialista em medicina funcional digestiva, Pereyra explica que as sardinhas são o melhor antídoto para o desejo por doces. “Elas têm ômega 3, que engana os neurônios, as células intestinais que pedem açúcar. Além disso, as proteínas saciam e elas têm milhares de nutrientes. É o alimento número um como lanche”, afirma o médico.
Segundo o La Nacion, os ácidos graxos ômega-3 – que nós obtemos apenas através da alimentação – fazem parte da estrutura das membranas neuronais e participam de mecanismos que permitem transmissão de sinais químicos. Por isso, eles estão associados à resposta emocional e à capacidade do seu cérebro de se adaptar ao estresse – e quem não sente mais vontade de comer um doce quando está estressado?
Muito além de ajudar com a vontade de comer doce, o ômega-3 ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, é um poderoso anti-inflamatório, ajuda a melhorar a depressão e a prevenir o Alzheimer, entre muitos outros benefícios. E mais uma vez: nós não produzimos essa substância, então você precisa de alimentação para obtê-la.




