De acordo com a pesquisa Panorama Setorial Fitness Brasil de 2022, da Fitness Brasil, a falta de tempo foi o principal motivo para as pessoas não fazerem exercício físico. Entre os mais de 4,4 mil participantes, 46% dos homens e 36% das mulheres apontaram a falta de tempo como a maior culpada pelo sedentarismo. Se esse é o seu caso, descubra um exercício que em apenas dez minutos oferece os mesmos benefícios a meia hora de corrida.
Estamos falando do HIIT (High-Intensity Interval Training). Consultado pelo MinhaVida, o personal trainer William Petter explica que o HIIT é uma atividade que alterna períodos curtos de alta intensidade com pequenos intervalos de descanso. Segundo o personal, além de economizar tempo, essa modalidade de treino conta com efeitos metabólicos e cardiovasculares que podem ser até superiores ao de uma corrida tradicional.
Como incluir esse tipo de exercício na sua rotina?
O HIIT nem é exatamente um exercício em si, mas uma estrutura que pode ser encaixada em vários tipos de exercício. Você pode fazer isso na esteira, por exemplo, correndo por 30 segundos a uma velocidade de 12 a 16 km/h e então descansar por 30 segundo, repetindo esse ciclo por dez minutos.
“Ah, mas eu não tenho uma esteira e não consigo ir na academia”. Você também pode adotar o HIIT em casa, com exercícios como o burpee, polichinelo, agachamento com salto e pular corda. Novamente: a ideia é alternar períodos curtos de intensidade e de descanso, adaptando a duração e intensidade ao seu nível de condicionamento físico.
“É uma ótima estratégia para quem busca otimizar o tempo e ainda assim alcançar benefícios significativos para a saúde”, resume o personal.




