Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Luciano Hang revela se vai acabar com a escala 6×1 nas Lojas Havan

Por Pedro Silvini
11/02/2026
Em Geral
0
Luciano Hang

(Reprodução/R7)

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, se posicionou publicamente contra o fim da escala 6×1 no Brasil e indicou que não pretende adotar a mudança em suas unidades caso a legislação não obrigue. Em publicação nas redes sociais nesta terça-feira (10), Hang afirmou que a proposta pode provocar desemprego e elevar custos para empresas e consumidores.

Ao comentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada de seis dias trabalhados para um de descanso, Hang foi direto: “Menos trabalho não é mais dignidade, é mais desemprego”.

Segundo ele, embora a medida possa parecer positiva no discurso, os efeitos práticos seriam negativos. “Menos dias trabalhados significam menos produção, mais custos para as empresas e menos vagas disponíveis. De um jeito ou de outro, a conta chega: ou com menos empregos ou com aumento no preço dos produtos. Milagre não existe”, escreveu no X (antigo Twitter).

A proposta pode ser votada ainda neste ano na Câmara dos Deputados e faz parte de uma das principais pautas trabalhistas em debate no Congresso.

O que dizem os estudos

Um estudo divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a eventual redução da jornada de 44 para 40 horas semanais teria impacto inferior a 1% em grandes setores como indústria e comércio.

Segundo o levantamento, reajustes históricos do salário mínimo — como os de 12% em 2001 e 7,6% em 2012 — não provocaram queda no nível de emprego, indicando capacidade de absorção pelo mercado.

Os dados mostram ainda que 74% dos 44 milhões de trabalhadores formais registrados na Rais em 2023 cumprem jornada de 44 horas semanais. Em 31 dos 87 setores analisados, mais de 90% dos empregados trabalham acima de 40 horas por semana.

PEC avança na Câmara

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta semana o texto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão analisará a admissibilidade de duas propostas que tratam do tema: a PEC 8/25, da deputada Erika Hilton (Psol-SP), e a PEC 221/19, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

Motta afirmou que o Brasil está “maduro para enfrentar a escala 6×1” e defendeu que a discussão seja conduzida com responsabilidade. Segundo ele, a tramitação na CCJ e, posteriormente, em comissão especial, servirá para amadurecer o debate e avaliar os impactos econômicos da mudança.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Receita Federal

Profissionais que recebem até R$ 10 mil podem ficar isentos do Imposto de Renda, após nova proposta

Confira!

limão cozinha

Limão pode funcionar como um “desodorante” natural na cozinha; entenda

11/02/2026
dormir

O que significa quando uma pessoa dorme em apenas 5 minutos, segundo a ciência

11/02/2026
ambev

Ambev proíbe a venda de bebida queridinha dos brasileiros no Carnaval

11/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix