Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Casos de Mpox já atingem cinco estados, além do Distrito Federal em 2026

Por Carolina Carvalho
20/02/2026
Em Geral
0
mpox vírus

Imagem: Wikimedia Commons

Segundo informações do Ministério da Saúde, foram confirmados 48 casos de mpox no Brasil este ano. Entre eles, foram 41 casos no estado de São Paulo, três no Rio de Janeiro e apenas um no Distrito Federal, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até o momento, não foi registrado nenhum óbito e os casos foram, em sua maioria, leves ou moderados.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o país conta com uma vigilância ativa para casos da doença e reforça que o Sistema Único de Saúde está preparando para identificar os casos e acompanhar os pacientes. “As equipes de vigilância seguem monitorando e investigando os casos, com rastreamento de contatos pelo período de 14 dias, medida essencial para interromper possíveis cadeias de transmissão”, afirma a pasta,

Mpox

O mpox é uma doença viral da mesma família da varíola, só que mais rara e, normalmente, mais leve. Segundo o jornal O Globo, a doença pode ser transmitida por meio de contato físico com alguém infectado, com materiais ou animais infectados. Uma evolução do vírus – a cepa 2b – fez ele também ser capaz de se disseminar através de relações sexuais, o que fez ele se propagar globalmente em 2022.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas são:

  • Erupções cutâneas ou lesões de pele
  • Linfonodos inchados (ínguas)
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dores no corpo
  • Calafrio
  • Fraqueza

O SUS conta com vacina contra a doença, mas ela é restrita para pessoas que vivem com HIV/aids, que já tem um sistema imunológico abalado, profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus ou pessoas que tiveram contato com alguém infectado.

TELEVISÃO

Chef Erick Jacquin irá estrear programa semanal na HBO e Band, a partir desta sexta (20)

Nesta sexta-feira (20), o chef e jurado do Masterchef Erick Jacquin está de volta com o reality de sucesso Pesadelo …
Leia mais
X

Chef Erick Jacquin irá estrear programa semanal na HBO e Band, a partir desta sexta (20)

Leia mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Meu INSS

INSS pretende pagar “presente de Páscoa” para todos os aposentados e pensionistas em 2026

Confira!

Dinheiro benefício aposentadoria

Governo anuncia novo auxílio financeiro para jovens de até 24 anos; primeiro pagamento começa em 23/03

20/02/2026
simbolo carro ford

Há 40 anos um engenheiro da Ford revolucionou os postos de gasolina ao cometer gafe impagável

20/02/2026
bbb jonas lider 3 vez

BBB 26: Jonas ganhou o líder 3 vezes, mas ainda não é o recordista do programa

20/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix