Ativo no governo há alguns anos, o Auxílio Gás surgiu como um novo benefício para famílias de baixa renda, como forma de aliviar os custos do gás de cozinha, que é considerado um dos itens mais caros e essenciais para a alimentação. O auxílio volta a ser pago somente em abril, então quem fizer parte do Cadastro Único (CadÚnico) precisa se atentar ao calendário para saber quando estará disponível o valor do benefício.
De acordo com o cronograma de 2025, os valores foram ajustados ao ao preço médio do botijão de 13 kg e o benefício é pago automaticamente para as famílias que com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. Também tem direito quem for integrante do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de priorizar mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o acompanhamento de medidas protetivas urgentes.
Como se cadastrar para receber o Auxílio Gás?
Não há um cadastro específico para o Auxílio Gás, pois o CadÚnico através dos dados cadastrais sabe quais pessoas precisam receber o benefício. Por isso, é importante manter o cadastro atualizado de forma digital ou através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Ordem de como será feito o pagamento do Auxílio Gás em abril
- NIS final 1: 15 de abril
- NIS final 2: 16 de abril
- NIS final 3: 17 de abril
- NIS final 4: 18 de abril
- NIS final 5: 21 de abril
- NIS final 6: 22 de abril
- NIS final 7: 23 de abril
- NIS final 8: 24 de abril
- NIS final 9: 25 de abril
- NIS final 0: 30 de abril